Top

Comércio cresce 2,3% em São Paulo e espera melhora para 2019

comercio-2

Segundo dados divulgados pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo tiveram crescimento de 2,3% em 2018, registrando a maior alta em 5 anos. Mesmo estando 7% abaixo do índice alcançado em 2014, estima-se melhora nos resultados.

Confrontados os volumes de vendas, o mês de dezembro obteve queda de 2,2% em relação a novembro de 2018. Isso se deve a Black Friday, que começou a mudar o cenário das compras de fim de ano do consumidor.

Observado o desempenho por segmento, três das oito atividades do varejo exerceram o maior impacto no comércio varejista em 2018: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,8%), seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,6%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,9%).

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) estima que os supermercados do Estado de São Paulo cresçam entre 2,7 e 3,1% em 2019, alcançando um faturamento de R$ 108 bilhões de reais, correspondendo a 30% do faturamento de todo o setor no país.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Sem comentários

Publicar um comentário