Top

A importância da automação dos processos logísticos

A logística de qualquer empresa é fundamental para o sucesso da operação. De nada adianta excelentes produtos, canais de vendas funcionais e equipe motivada, se na hora da entrega os problemas acontecem.

Quem já não teve a infelicidade de receber um produto que não comprou, não receber aquilo que já pagou ou ainda receber a mercadoria avariada?

São inúmeros detalhes que fazem parte da área, que se torna impossível gerir sem o apoio da tecnologia.

Mas, diferente do que muita gente pensa, a logística não consiste apenas na entrega dos produtos. As empresas enfrentam outros desafios relacionados, como compra, recebimento, armazenagem, controle, separação e expedição das mercadorias.

Com a automação, esses desafios podem ser minimizados. É sobre isso que vamos falar no nosso post, confira!

Os processos logísticos

Os profissionais da área de logística conhecem bem os processos que diariamente precisam ser realizados para que tudo ocorra dentro da normalidade, garantindo qualidade, presteza, segurança e satisfação dos clientes.

São inúmeros detalhes que fazem parte da área, que se torna impossível gerir sem o apoio da tecnologia, por isso, a importância da automação dos processos logísticos.

De maneira sucinta, podemos destacar pontos importantes da automação dos processos logísticos:

1 – Qualidade e apoio ao setor de compras na recepção de mercadorias

O processo de entrada de mercadorias está diretamente ligado ao departamento de compras, pois é por lá que o pedido é gerado.

É importante que os profissionais da área de recepção tenham acesso ao pedido de compra com todos os detalhes, para que possam comparar com a nota fiscal do fornecedor e verificar se tudo está de acordo com o que foi combinado.

2 – Agilidade e facilidade de acesso no armazenamento dos produtos

Estoques precisam estar muito bem organizados, atendendo a metodologia aplicada para a questão de entradas e saídas de mercadorias,

Também é fundamental que os produtos sejam acessíveis e de fácil localização a qualquer momento.

Nesse caso, um bom sistema que aponte quantidades de estoque, bem como os locais de armazenamento, é fundamental para uma boa gestão do armazém.

A automação dos processos logísticos no processo de armazenagem é vital para que a qualidade esteja presente.

3 – Eliminação dos erros e agilidade na expedição de mercadorias

É importante que a área de expedição saiba antecipadamente os pedidos que precisam ser separados, a forma de transporte e a programação cronológica de remessa, atendendo a solicitação do departamento de vendas.

No caso da logística industrial, também são necessárias as previsões de produção, a antecipação na separação da matéria-prima para alimentar o ambiente fabril e a organização para atender a casos emergenciais.

Mais uma vez a automação dos processos é fundamental para que se possa trabalhar com uma organização prévia, sem tumultos e confusões.

Equipamentos para automação dos processos logísticos

Todas as ações citadas anteriormente envolvem soluções que possibilitem os controles de forma automatizada, sendo indispensáveis a utilização de equipamentos que facilitem a operação, tais como:

Não há como não dar a devida importância na automação dos processos logísticos, afinal de contas, essa área envolve todas as outras divisões da empresa.

Fonte: Compex.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Sem comentários

Publicar um comentário