Top

11 de Agosto – Dia dos Pais

No calendário brasileiro, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Quanto a sua origem, há relatos que a data surgiu 4 mil anos atrás, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, o rei babilônico Nabucodonosor, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.

Outra versão sobre o surgimento do Dia dos Pais é sobre a jovem Sonora Smart Dodd, uma americana quem em 1909 decidiu homenagear seu pai, William Smart, um veterano da Guerra Civil Americana. Logo a celebração se difundiu pelos Estados Unidos e foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972.

No Brasil, a ideia partiu do publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo, com o intuito de atrair anunciantes. Então, foi publicado que o “Dia do Papai” seria comemorado dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família na tradição católica. Essa data foi modificada para o segundo domingo de agosto também por fins comerciais e porque, supostamente, os pais estariam de folga para passar o dia com os filhos.