Top

Ganhe Produtividade Usando Coletores de Dados

Você, certamente, já deve ter observado aquele equipamento portátil que as empresas de fornecimento de água, gás e energia elétrica usam para a coleta do consumo. Esse é o coletor de dados, usado para armazenar informações de forma ágil e simples.

Existem vários tipos e modelos, que variam de acordo com a robustez, tecnologia e a forma com que ele se comunica. Pode ainda, estar conectado a uma impressora, o que amplia a sua utilização.

Descubra:

Como utilizar Coletor de dados

A função primordial do coletor de dados é fazer leitura de informações. Para tal, existem duas formas de inserir os dados: por meio da digitação, conforme o exemplo anterior, ou por meio da leitura de código de barras. Por sua vez, esses dados devem ser transferidos para o software de gestão, que irá processá-los.

Essa transmissão, dependendo do modelo do coletor, pode ser “on-line”, utilizando rede sem fio (wireless), um verdadeiro terminal ativo de seu computador, ou “batch” (off-line) quando os dados acumulados são transferidos por um cabo ligado ao seu computador.

O código de barras

Todos os produtos comercializados pelas indústrias tem um código único, que atende a padrões internacionais e vem representado em barras, o que permite a sua leitura de forma rápida e sem erros. Embora haja vários padrões de códigos de barras, muitos de uso específico a determinadas aplicações, no varejo brasileiro o mais utilizado é o EAN.

Todo coletor de dados tem embutido um leitor desse tipo, que pode ser configurado a critério do usuário. Portanto, o seu coletor está apto a coletar tanto produtos com código de barras EAN quanto produtos com, por exemplo, UPC utilizado pelas indústrias americanas

O Coletor de Dados no varejo

Boa parte das rotinas do dia a dia de sua loja trata produtos, seja na conferência dos pedidos, no recebimento de mercadorias e conferência de notas fiscais, no inventário de estoque, na pesquisa de preços, etc. A adequada utilização do coletor propicia um ganho de produtividade através da agilização de processos e da eliminação de erros em lançamentos.

Apresentamos algumas aplicações do coletor de dados para o varejo:

1. Recebimento de Mercadoria

Todos os itens de uma nota fiscal eletrônica estão disponíveis tão logo a NF-e seja gerada pelo fornecedor, o que permite uma confrontação assim que a mercadoria seja entregue em sua loja.

Com o coletor de dados, através dos códigos de barras dos produtos, você faz a leitura dos itens recebidos com as respectivas quantidades. É feita então a comparação dos itens recebidos com os constantes na NF-e. Uma verdadeira “conferência cega”, sem margem para erros! Outro ganho é a detecção imediata de novo código de barra para produto já cadastrado, bem como a detecção de eventuais falhas de cadastramento de itens.

2. Gerenciamento Físico da Loja

Alteração do preço de produto e emissão de etiqueta de gôndola, normalmente realizadas internamente no escritório, passam a ser executadas pelo coletor de dados conectado a uma impressora diretamente no salão da loja. Auditoria de precificação, inventários, tanto periódicos quanto rotativos, e pesquisa de preços são executados com uma agilidade jamais imaginada!

3. Gestor de Vendas na Loja

Um orçamento para cliente pode ser feito no salão da loja, com a identificação do produto e seu preço de venda pelo coletor de dados.

Outra aplicação é o “papa-fila”, para coletar os itens comprados pelo cliente e posteriormente descarrega-los no caixa. Para transferência de mercadorias entre filiais, antes da própria geração da nota de transferência, pode-se já fazer a montagem da carga com o coletor. A posterior emissão da NF-e será feita automaticamente, bastando informar apenas o número gerado pelo romaneio. São funções que agilizam e minimizam erros.

Coletor de dados precisa estar integrado

O coletor de dados deve estar integrado a um bom software de gestão, para que promova todos os benefícios apresentados. Constatamos que o maior ganho não é apenas a economia de pessoal, mas a qualidade das informações. É um investimento com retorno garantido. Enfim, o coletor de dados é um companheiro inseparável, um verdadeiro “coringa”!

Acesse ao nosso site e solicite uma cotação do seu coletor de dados.

Fonte - Infovarejo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Produtos Relacionados