Índice

 
  1. Apresentação da Rotina
  2. Cadastro de Cliente 
  3. Cadastro de Fornecedor
  4. Importação XML Contas a Pagar
  5. Importação XML Contas a Receber
  1. Apresentação da Rotina
  A Controllerplus disponibiliza no modulo CP-SAFE, uma rotina que possibilita os departamentos de contas a pagar e contas a receber, importar os arquivos de XML´s das notas fiscais automaticamente, visando obter as duplicatas referentes às operações financeiras. Para inicio de uso, ressaltamos aos usuários a necessidade de instalar a atualização do modulo disponível em nosso site e instalar o componente que auxiliará na visualização do DANFE, (é o mesmo utilizado na transmissão da nota eletrônica já disponível no modulo de faturamento). Após baixar a versão do CP-SAFE na máquina local, certifique-se que todos os usuários estejam com o sistema fechado, só depois execute a instalação e prossiga com a atualização do Banco de Dados. Caso trabalhe em rede, será necessário executar a atualização em todos os terminais que tenham o sistema instalado e no servidor, porém a atualização do banco de dados será feita no primeiro acesso.
 
  1. Cadastro de Cliente
Criamos a possibilidade de inserção das receitas em cada cliente antes de fazer a importação. Para importar os arquivos xml, antes informe o código de receita no cadastro do cliente e o CP-SAFE se encarregará de preencher com os dados informados nas duplicatas. Para acessaro cadastro de cliente siga a instrução: CADASTRO => CLIENTES => LOCALIZAR O CLIENTE => ACESSAR A ABA OUTRAS INFORMAÇÕES. Clique em Editar e informe o código correspondente para que dessa forma, ao importar os XMLs os lançamentos sejam realizados automaticamente no Contas a Receber, incluindo os dados da duplicata, como data, quantidade e valor das parcelas.
Da mesma forma, as alterações devem ser feitas no cadastro de fornecedor que veremos no próximo tópico.
  1. Cadastro de Fornecedor
Criamos a possibilidade de inserção das despesas em cada fornecedor antes de fazer a importação. Para importar os arquivos xml, informe a despesa no cadastro de fornecedor e o modulo se encarregará de preencher com os dados informados nas duplicatas. Para acessar o cadastro de fornecedor siga a instrução: CADASTRO => FORNECEDOR => LOCALIZAR O FORNECEDOR => ACESSAR A ABA OUTRAS INFORMAÇÕES: Clique em Editar e informe o código correspondente para que dessa forma, ao importar os XMLs os lançamentos sejam realizados automaticamente no Contas a Pagar, incluindo os dados da duplicata, como data, quantidade e valor das parcelas.
Feito essas alterações, o usuário deve importar os XMLs. Abordaremos esse assunto no próximo tópico.
  1. Importação XML Contas a Pagar
Acesse CONTAS A PAGAR => IMPORTAÇÃO DE TÍTULOS – XML => ABA IMPORTAÇÃO XML.

 

Essa tela possui os seguintes Campos:

 

Drive

O usuário poderá acessar a pasta que possui os arquivos XMLs num driver específico em seu computador

Selecionar Tudo

Possibilita ao usuário selecionar todos os XMLs automaticamente. Caso não clicado, deverá ser selecionadoum a um.

Considerar Mês/Ano na importação

Tem uma condição na rotina de contas a receber e contas a pagar que valida se o título está sendo incluído no mês/ano do sistema, se não estiver selecionado será incluído todos os lançamentos e se estiver será considerado o mês/ano parametrizado no sistema.

Importar

Após selecionar os XMLs que serão importados, esse botão deve ser pressionado para iniciar a importação.

Cancelar

Botão utilizado para cancelar a importação.

Sair

Botão utilizado para sair da tela.

 

ABA =>REGISTROS IMPORTADOS DO XML

 

            Após fazer a importação, o usuário poderá acompanhar o status dos lançamentos, por esta tela.

            Na imagem abaixo indicamoscom setas, campos fundamentais para que os usuários entendam a rotina.

 

Essa tela possui os seguintes Campos:

 

Status Inconsistente

Ao aparecer à cor vermelha, significa que a importação foi efetuada, porém o lançamento não foi concluído, no contas a pagar ou receber, pois necessita de algumas correções para a finalização e mudar o status de Inconsistente para Efetivado.

Status Pendente

Caso haja alguma pendência o status aparecerá amarelo. Ex.: Sem duplicata.

Status Efetivado

Quando o processamento de importação estiver concluídoo status aparecerá verde, que o lançamento foi realizado com sucesso.

Log

Descrição da inconsistência referente ao título selecionado.

Duplicata

Nesse campo aparecerão os dados das duplicatas como: Numero do documento, parcela, valor e vencimento, caso exista no xml´s. Se tiver em branco é necessário o preenchimento para efetivação dos títulos.

Despesa

Nesse campo será informado o código de despesa para conferência ou indicar a ausência do mesmo no lançamento necessitando de inserção para que o lançamento seja efetivado. Caso seja informado o código da despesa no fornecedor será preenchido automaticamente.

Filtro por Situação

O usuário poderá visualizar na tela a importação dos lançamentos pelos status:

  • Pendentes
  • Não Pendentes
  • Consistentes
  • Inconsistentes
  • Todos

Filtro Contas a Pagar/ Receber

Também disponibilizamos outro recurso de filtros:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Todos

Filtro Data

Por fim, os usuários poderão filtrar os lançamentos por data de emissão:

Deve informar a data Inicial e Final e em seguida marcar em Filtrar.

Salvar Grid de Títulos

Caso o usuário queira modificar os dados da Grid arrastando as colunas que lista os títulos importados e queira salvar as alterações deve clicar em Salvar grid de Títulos para que nas próximas importações ele veja conforme selecionado anteriormente.

Consistência

Feito as alterações necessárias, o usuário poderá validar, clicando em Consistência. O sistema listará apenas os lançamentos que ainda estivem inconsistentes.

DANFE

Para o usuário imprimir a DANFE de um lançamento, ou apenas visualizar para conferência, clique em DANFE que será apresentada em tela a DANFE correspondente do xml.

Sair

Para sair da tela, basta selecionar este botão.

 

ABA => ALTERAÇÃO

 

            Na terceira aba nomeada como alteração, o usuário deverá acessar para realizar as correções apresentadas nos Logs durante a Importação e com os status INCONSISTENTE OU PENDENTE.

 

1º Titulo:

 

2º Duplicata:

3º Despesa:

A tela de ALTERAÇÃO se divide em três partes: 1ª Titulo: Possui todas as informações do titulo, com a possibilidade de Editar, Gravar,  Cancelar, Excluir e Sair. 2ª Duplicata: Caso o lançamento não tenha informado a duplicata o usuário poderá informá-la manualmente ou automaticamente, utilizando os recursos Incluir, Editar, Excluir, Gravar, Cancelar e Sair. 3ª Despesa: Se o usuário não informou o código da despesa no cadastro do fornecedor, poderá fazer de forma manual nessa aba.
  1. Importação XML Contas a Receber.
Ao acessar CONTAS A RECEBER => IMPORTAÇÃO DE TÍTULOS – XML =>ABA IMPORTAÇÃO XML.  

 

Essa tela possui os seguintes Campos:

 

Drive

O usuário poderá acessar a pasta que possui os arquivos XMLs num driver específico em seu computador

Selecionar Tudo

Possibilita ao usuário selecionar todos os XMLs automaticamente. Caso não clicado, deverá ser selecionadoum a um.

Considerar Mês/Ano na importação

Tem uma condição na rotina de contas a receber e contas a pagar que valida se o título está sendo incluído no mês/ano do sistema, se não estiver selecionado será incluído todos os lançamentos e se estiver será considerado o mês/ano parametrizado no sistema.

Importar

Após selecionar os XMLs que serão importados, esse botão deve ser pressionado para iniciar a importação.

Cancelar

Botão utilizado para cancelar a importação.

Sair

Botão utilizado para sair da tela.

 

ABA =>ABA REGISTROS IMPORTADOS DO XML

 

            Após fazer a importação, o usuário poderá acompanhar o status dos lançamentos, por esta tela.

            Na imagem abaixo indicamos com setas, campos fundamentais para que os usuários entendam a rotina.

 

Essa tela possui os seguintes Campos:

 

Status Inconsistente

Ao aparecer à cor vermelha, significa que a importação foi efetuada, porém o lançamento não foi concluído, no contas a pagar ou receber, pois necessita de algumas correções para a finalização e mudar o status de Inconsistente para Efetivado.

Status Pendente

Caso haja alguma pendência o status aparecerá amarelo. Ex.: Sem duplicata.

Status Efetivado

Quando o processamento de importação estiver concluídoo status aparecerá verde, que o lançamento foi realizado com sucesso.

Log

Descrição da inconsistência referente ao título selecionado.

Duplicata

Nesse campo aparecerão os dados das duplicatas como: Numero do documento, parcela, valor e vencimento, caso exista no xml´s. Se tiver em branco é necessário o preenchimento para efetivação dos títulos.

Despesa

Nesse campo será informado o código de despesa para conferência ou indicar a ausência do mesmo no lançamento necessitando de inserção para que o lançamento seja efetivado. Caso seja informado o código da despesa no fornecedor será preenchido automaticamente.

Filtro por Situação

O usuário poderá visualizar na tela a importação dos lançamentos pelos status:

  • Pendentes
  • Não Pendentes
  • Consistentes
  • Inconsistentes
  • Todos

Filtro Contas a Pagar/ Receber

Também disponibilizamos outro recurso de filtros:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Todos

Filtro Data

Por fim, os usuários poderão filtrar os lançamentos por data de emissão:

Deve informar a data Inicial e Final e em seguida marcar em Filtrar.

Salvar Grid de Títulos

Caso o usuário queira modificar os dados da Grid arrastando as colunas que lista os títulos importados e queira salvar as alterações deve clicar em Salvar grid de Títulos para que nas próximas importações ele veja conforme selecionado anteriormente.

Consistência

Feito as alterações necessárias, o usuário poderá validar, clicando em Consistência. O sistema listará apenas os lançamentos que ainda estivem inconsistentes.

DANFE

Para o usuário imprimir a DANFE de um lançamento, ou apenas visualizar para conferência, clique em DANFE que será apresentada em tela a DANFE correspondente do xml.

Sair

Para sair da tela, basta selecionar este botão.

 

ABA => ALTERAÇÃO

            Na terceira aba nomeada como alteração o usuário deverá acessar para realizar as correções de Logs apresentados na Importação e informados com o status INCONSISTENTE OU PENDENTE.

 

1º Titulo:

2º Duplicata:

3º Receita:

           

 Atela de ALTERAÇÃO se divide em três partes:

 

1ª Titulo: Possui todas as informações do titulo, com a possibilidade de Editar, Gravar, Cancelar, Excluir e Sair.

2ª Duplicata: Caso o lançamento não tenha informado a duplicata o usuário poderá informá-la manualmente ou automaticamente, utilizando os recursos Incluir, Editar, Excluir, Gravar, Cancelar e Sair.

3ª Receita: Se o usuário não informou o código da receita no cadastro do cliente, poderá fazer de forma manual nessa aba.

 

 

 

ControllerPlus Informática

Suporte-Técnico

Fevereiro/2018

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