Top

Inflação para a Baixa Renda, Menor do que para os mais Ricos, Diz Ipea

Inflação para a Baixa Renda, Menor do que para os mais Ricos, Diz Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou hoje um novo índice mensal para medir a inflação por faixa de renda, em uma escala de seis patamares que vão das famílias com renda mensal de R$ 900, considerada pelo órgão como “Muito Baixa”, até famílias com renda mensal de R$ 9.000, tida como “Muito Alta”.

Maria Vieira/Estadão

Maria Vieira/Estadão

Em outubro deste ano, a menor faixa de renda do novo índice teve uma variação positiva de 0,47%, enquanto a alta renda registrou 0,40%. Já nos 12 meses encerrados em outubro, a inflação da população mais pobre ficou em 2%, enquanto a dos mais ricos, em 3,5%.De acordo com o Ipea, a análise da inflação por faixa de renda mostra que, apesar de generalizado, o processo recente de desinflação beneficiou de forma mais intensa as famílias de menor poder aquisitivo.

Nenhum dos vários índices que já são publicados tem uma visão mais específica de cada grupo, que tem hábitos de consumo bem diferentes e que podem ter variações diferentes.”Isso pode ajudar políticas púbicas e ajustes salariais”, disse o IPEA
Sem comentários

Publicar um comentário