Top

Qual a diferença entre as soluções ERP e CRM?

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) é uma solução de gestão que permite  todo controle da empresa, servindo de apoio á tomada de decisões. Sendo responsável pelas operações de faturamento, compras, fluxo de caixa, controle de estoque, contas a receber, apuração de impostos. Possibilitando um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

Se a empresa enfrenta qualquer dificuldade na organização, de arquivos, informações, entre outros, um sistema ERP garante a certeza de todas as informações, prevenindo prejuízos.

O ERP permite ainda que relatórios sejam gerados para uma análise mais profunda e entendimento minucioso do que está acontecendo para ajudar na tomada de decisões.

O que é um CRM?

O CRM  ( Customer Relationship Management/Gestão de Relacionamento com o Cliente)  é um sistema responsável pela gestão e medição do relacionamento com o cliente (internos e externos) que envolve ações de marketing, vendas e serviços. Este sistema visa auxiliar em atividades de atendimentos complexos e de alto tráfego, triagem, consolidação de informações para fins estatísticos e para subsidiar a tomada de decisão. São através das informações obtidas pelo CRM que é possível anteciparem as necessidades e identificar potenciais novos clientes.

Qual a diferença entre as soluções ERP e CRM?

Um ERP é um software de gestão que interliga os diferentes setores da empresa, como vendas, estoque, pessoal, financeiro…. Desse modo, simplifica os procedimentos, tornando-o mais rápidos e a rotina da empresa mais dinâmica.

Já o CRM, que também é um software, possui recursos com foco no relacionamento com clientes, refletindo resultados melhores nas vendas.

É possível que a empresa adote os dois sistemas paralelamente para ter resultados mais eficientes, já que ambos são focados no aumento do lucro.

Porém para se tornar competitivo, não basta ter um ERP ou CRM, é importante que tais recursos sejam aplicados com algumas características como velocidade, flexibilidade, integração, inovação e segurança.

 

 

 

Sem comentários

Publicar um comentário