Top

eSocial – Chegou, e Agora?

O eSocial já é realidade nas empresas, e as duvidas ainda são muitas, as empresas vão precisar se organizar e mudar os conceitos que até então eram adotados e implantar um novo modo de trabalho e a forma como os dados de seus colaboradores são tratados, vão precisar mudar uma cultura praticada a mais de 50 anos, e passar a ter a  consciência da importância da organização e da revisão de seus processos internos com o intuito de integrar todos os setores atingidos por essa lei.

Os setores mais atingidos pelas mudanças do projeto  eSocial, são os departamento de  RH e Medicina e Segurança do Trabalho,  por serem os responsáveis no  controle das informações dos colaboradores  e o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.

Os prazos e novas regras impostas pelo projeto eSocial são os que mais preocupa, as mudanças para  reduzir as fraudes e garantir  aumento na arrecadação deve gerar muitas mudanças no dia a dia das empresas. Todos os dados estarão nas nuvens, os eventos poderão ser enviados ao ambiente do Governo de forma online e seguir uma tratativa individual de cada evento para inclusão, alteração ou exclusão. Esse projeto veio para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas.

A pergunta que persiste na cabeça do empresário: O que pode acontecer caso não cumpra com essas novas exigências?  Atrasar, deixar de fazer ou cometer erros na transmissão das informações obrigatórias poderá acarretar multas administrativas ou autuações. Vale lembrar que, ao enviar uma informação, o empregador receberá um protocolo de envio das informações, que deve ser armazenado e controlado pelos sistemas das empresas  que manterá a guarda para eventuais esclarecimentos.

Até a exigência do eSocial, a implantação de um  sistema de RH não era visto com muita importância. A opção por um software de RH, quase sempre não era observado a experiência da empresa  e nem a segurança era posta em pauta no momento de se escolher uma solução. A ControllerPlus trabalha há mais de 30 anos desenvolvendo soluções para empresas, oferendo segurança, praticidade e resultados confiáveis.

Sem comentários

Publicar um comentário