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Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz

Marketing de conteúdo é um dos assuntos mais relevantes para os profissionais da área. E não é para menos: os consumidores estão cada vez mais exigentes e são bombardeados com informações sobre produtos e serviços por todos os lados. Aí entram as estratégias de conteúdos de qualidade, que se bem feitas, podem aumentar a visibilidade da marca, atrair consumidores potenciais, gerar receita e, o mais importante, fidelizar os clientes.

Segundo um estudo de 2018 idealizado pela Rock Content, 73% das empresas brasileiras fazem uso do método como parte de suas ações de marketing. As empresas que adotam uma estratégia de Marketing de Conteúdo apresentam, em média, 2,6x mais visitas no blog. Por isso, construir um conteúdo valioso para seu público-alvo é tão decisivo para que a campanha seja efetiva.

Veja como começar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

1. Definir metas

Saiba quais são seus propósitos com a estratégia. Seu objetivo é que o visitante assine uma Newsletter, preencha um formulário de contato, conheça e se identifique com a marca? Tenha isso definido.

2. Conheça o seu público e fale com eles de uma maneira que eles entendam.

De nada adianta você ter informações ricas, mas que não seja atrativo para o seu público. Utilize ferramentas como o Google Analytics para avaliar qual tipo de conteúdo é mais popular entre seu público-alvo, quando e onde eles acessam. Identificando a quem seu conteúdo se destina, fica mais fácil descobrir quais assuntos, canais e formatos você deve utilizar.

3. Escolha seu arsenal de conteúdo.

Blogs e e-mails são as ferramentas mais tradicionais nas estratégias de marketing de conteúdo. Mas algumas marcas vão além, contatando influenciadores no Instagram, criando campanhas para o Facebook, produzindo podcasts, revistas, vídeos, etc.  Por isso a importância de saber quem é o seu público e explorar os recursos de acordo. Vale até perguntar a eles o que gostariam de ver da sua marca.

4. Promova seu conteúdo! E faça isso de forma consistente.

Agora que você tem um conteúdo significativo, precisa garantir que as pessoas acessem e vejam seu trabalho. Envio de boletim informativo por e-mail (Newsletter) é um dos modos mais utilizados para divulgação de conteúdo. Comece a criar o quanto antes listas de e-mails seguindo os interesses de seus clientes (e potenciais).

Você precisará de um provedor de serviços de e-mail como Mailchimp, Campaign Monitor ou ConvertKit, que permitem criar e enviar e-mails, cadastrar assinantes e analisar suas campanhas.

Enquanto isso, promova seu conteúdo nas redes sociais. 94,4% das empresas estão presentes nas redes e 64,8% do público interage diretamente com elas, sendo o Facebook e o Instagram as principais.

Outra tática é fazer com que encontrem seu material por meio da pesquisa orgânica. Pesquise por palavras-chave e usufrua do SEO para garantir que o conteúdo se promova. Fique atento para não enchê-lo de palavras-chave só para melhorar a classificação; um conteúdo valioso é mais importante.

Por último, defina a programação de posts – ou seja, a frequência que postará novos materiais. Certifique que você e sua equipe conseguirão executar o cronograma, seja um post por semana ou uma newsletter por mês, por exemplo. A consistência e a atualização dos conteúdos publicados refletem muito sobre a empresa e mostram ao cliente o cuidado da marca.

Pronto, defina, escreva!

Criar uma estratégia de conteúdo de longo prazo, envolvente e recompensadora, não é uma tarefa fácil, mas se bem desenvolvida, certamente valerá a pena. Tenha em mente que você não estará apenas empurrando produtos ao consumidor, isso não o manterá forte no mercado. Compartilhe histórias que merecem ser ouvidas, conteúdos com real valor, que ajudem as pessoas na resolução de problemas. Essa é só uma pequena parcela do que o marketing digital pode ser.

Daniela Alves

Graduada em Comunicação Social e estudante de Marketing pela FMU. Empreendedora de moda, produtora de conteúdo para internet, cinéfila e designer nas horas vagas.

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