Top

12 de Novembro – Dia dos Supermercados

No dia 12 de novembro é comemorado o Dia Nacional dos Supermercados. Nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A data celebra e confraterniza a união entre os supermercadistas e os parceiros industriais do setor. Muitos supermercados costumam fazer promoções e campanhas especiais no Dia dos Supermercados, data que não é muito popular entre os clientes.

O primeiro supermercado da maneira que conhecemos atualmente, foi inaugurado em 1930 pelo americano King Cullen. Era um galpão industrial adaptado para vender alimentos com a diferença que as pessoas se serviam sozinhas. Assim, Cullen precisava de menos mão de obra e poderia oferecer produtos com uma margem de preço menor que os armazéns comuns da época. Sua estratégia começou a atrair muitos clientes e em menos de seis anos, Cullen já tinha 16 lojas em Nova York.

Na década de 50, os supermercados chegaram ao Brasil. O primeiro, Supermercado Sirva, foi inaugurado em 1953, em São Paulo. A partir da década de 80 começaram a surgir os hipermercados, uma evolução da modalidade dos supermercados.

Parabéns a todos os supermercadistas por sua história!