Top

Como fazer a ECF 2020?

p

A Receita Federal liberou a Versão 7.0.6 da ECF a partir do dia 22 de junho 2021, com essa atualização é disponibilizado a entrega da obrigatoriedade, para melhorar a compreensão as empresas do Lucro Real, Presumido, Lucro arbitrado, Imunes, Isentas e profissionais de contabilidade, nesse post esclareceremos quatro pontos sobre essa declaração: O que é a ECF, para que serve a ECF, como emitir a ECF e qual o prazo de entrega da ECF.

O que é a ECF?

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) trata-se de uma obrigação acessória anual que substituiu a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscal da Pessoa Jurídica) desde 2014, portanto, fica obrigatória a entregar a ECF empresas tributadas do lucro real, presumido, arbitrado e as empresas imunes e isentas.

Para a entrega da ECF do ano-calendário 2020 é necessário utilizar o Layout 9.

Para que serve a ECF?

A ECF faz parte do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) da receita Federal, por esse motivo o objetivo dessa declaração é simplificar as informações contábeis e fiscais por meio de regras padronizadas a todas as empresas.

Como emitir a ECF?

Para a emissão da declaração ECF é necessário a empresa ou profissional de contabilidade gerar arquivo .TXT no Software de contabilidade utilizado para gerenciar o lançamento contábil e importar no validador da ECF disponível para download no portal do Sped.

Vale ressaltar que um bom programa contábil previne erros de transmissão proporcionando maior produtividade ao profissional, consequentemente é importante agilizar todo esse processo e trazendo maior produtividade para focar naquilo que é de fato importante.

A ControllerPlus com quase 30 anos de história possui um módulo Contábil e atende todos os requisitos para a entrega das Obrigatoriedades Governamentais e proporcionar ao Profissional Contábil maior produtividade.

Qual o prazo de entrega da ECF?

O prazo de entrega é até o último dia útil de julho do ano subsequente, portanto, tendo em vista a aproximação do mês de Julho é importante os profissionais contábil agilizar a entrega da obrigatoriedade que vai até o dia 30 de Julho de 2021.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email