Este manual foi desenvolvido visando apresentar as telas que utilizam o Alerta Fiscal aos novos usuários, servindo como guia de iniciação e para tirar
dúvidas. É recomendado também aos usuários mais experientes, pois abordam detalhadamente todas as funcionalidades do Alerta Fiscal. A leitura desse manual capacita os usuários do CP-Gestor a realizar a integração do CP-Gestor com o Alerta Fiscal.

O primeiro passo a se fazer para que o CP-Gestor seja capaz de efetuar a integração com o Alerta Fiscal é definir o regime tributário da Loja. Para isto devemos acessar a tela de cadastro de Loja em: Cadastro>>Lojas/Domínios>>Cadastro, localize e selecione a loja desejada, informe o regime tributário na aba Loja conforme figura 1.

Logo após acesse a aba Alerta fiscal e marque a checkbox Integra Alerta Fiscal e preencha as informações de acordo com o contrato com a empresa Alerta Fiscal, conforme figura 2.

Para que o CP-Gestor habilite as ferramentas disponíveis para integração com o Alerta Fiscal, devemos habilitar o tipo de consultoria a ser utilizada, para realizar este procedimento acesse: Utilitários>>Parâmetros na aba Consultoria Fiscal, deveremos informar com qual tipo de consultoria o sistema irá trabalhar, determine a consultoria conforme figura 3.

Existem duas formas de integração com a consultoria Alerta Fiscal, sendo a primeira delas por integração com arquivo XML e a segunda com acesso à Web Service do Alerta fiscal. A primeira delas irá atualizar todo o estoque de produtos cadastrado no sistema por meio de um arquivo XML gerado pela consultoria Alerta Fiscal que deverá ser importado para o sistema CP-Gestor, a segunda possibilidade é atualizar a tributação do produto por Web Service sendo que nesta opção a integração será feita item a item.

Iremos abordar primeiramente a opção numero 1, integração por importação de arquivo XML, acesse: Operacional>>Fiscal/Mapa Resumo/ Exportação para contabilidade>> Alerta Fiscal – Importação do arquivo XML tabela temporária, irá abrir uma tela conforme figura 4. Preencha o campo loja e clique na pasta amarela para localizar o XML do Alerta Fiscal na sua máquina, após clique em processar.

Após o termino do processamento do arquivo XML, deveremos sincronizar as informações com o CP-Gestor, para realizar esta operação acesse: Operacional>>Fiscal/Mapa Resumo/ Exportação para contabilidade>> Integração – Atualização classificação fiscal de terceiros, selecione a opção que queria efetuar a integração, sendo elas: ICMS ENTRADA, ICMS SAÍDA e PIS/COFINS conforme figura 5, após selecionar a opção desejada irá abrir uma nova tela conforme figura 6. Nesta tela deverá preencher o campo Vigência que será a data que entrará em vigor as configurações desta integração e informar a loja, clique no botão pesquisar, após aparecer às informações deverá clicar no botão sincronização para que seja aplicada a configuração de acordo com a data de vigência e loja.

A segunda forma de integração com a Alerta Fiscal será pelo produto. Acesse: Cadastro>> Produtos>>Gestão e Cadastro de Produtos, clique no botão produtos, localize o produto ao qual deseja aplicar as configurações do Alerta Fiscal, clique no botão alterar e navegue até aba tributações, existirá o campo NCM, este campo deverá estar preenchido com o NCM ao qual o produto se enquadra. Os campos tributação por EAN, Regime, UF e CFOP servem somente como filtro para que sejam visualizadas as configurações da figura fiscal especificamente de acordo com os filtros, lembre-se de atentar-se sobre o campo UF que deverá ser a unidade federativa da loja cadastrada no sistema, ao lado da descrição do NCM haverá um triangulo conforme figura 7. Clique no botão, o sistema irá solicitar à loja que deverá ser utilizada como parâmetro para alteração da configuração fiscal pelo ALERTA conforme figura 8. Preencha o campo e clique em “OK”, logo em seguida irá abrir a tela de comparação da figura fiscal do CP-Gestor com a figura fiscal do ALERTA, conforme figura 9. Caso a configuração do sistema esteja diferente da configuração do ALERTA FISCAL, irá ser apresentada uma mensagem em vermelho “ATENÇÃO! EXISTEM DIVERGENCIAS NA TRIBUTAÇÃO DESTE PRODUTO COM O ALERTA FISCAL”, caso queira aplicar as configurações do ALERTA clique no botão aplicar, e o sistema apresentará a mensagem de que a configuração foi aplicada com sucesso, clique em “OK” e grave as alterações no produto.

Existem outras duas formas de aplicar a configuração do ALERTA FISCAL no produto, na aba código de barras no cadastro de produtos, apresentará também um triangulo amarelo, para aplicar a configuração do ALERTA FISCAL, conforme figura 10. E na tela de Gestão e cadastro de produtos, localize um único produto por código interno ou código de barras e clique com o botão direito do mouse escolha a opção consulta alerta fiscal e irá abrir a tela para aplicar a configuração do ALERTA FISCAL, conforme figura 11.

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Victor Castro

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