Este manual foi desenvolvido para apresentar a pesquisa de NCM’s inválidos aos usuários do CPGestor com o fim de realizar as devidas correções no cadastro de produtos e evitar inconsistências fiscais em NF-e.

             Acesse:

             Módulo de produtos>> Relatórios>> Gerador de relatórios>> + Pesquisas>> Produtos com NCM inválido

             Ao clicar duas vezes no nome da pesquisa os campos de pesquisa se preenchem automaticamente.

             Aí é só clicar em “Listar todos Registros”, aparecerá uma janela para confirmar a ação e então é só clicar em “Sim” e todos os produtos serão listados para visualização.

             O resultado da pesquisa retornará todos os itens com NCM inválidos cadastrados em sua base do CPGestor, como mostra a próxima figura.

             É possível observar que as colunas irão mostrar os produtos só com NCM, e os que possuem NCM com exceção.

             Abaixo você irá aprender como identificar os erros à serem corrigidos:

             As colunas “Código Interno” e “EAN” aparecem para ajudar na identificação e para facilitar a pesquisa do cadastro do produto com erro, para alteração (Anote umas dessas informações.

             A “Descrição” do produto é para identificar o produto em questão e ajudar na decisão de qual classificação de NCM correto deve ser cadastrado.

             As colunas “NCM de regra geral” e “NCM EX Regra Geral” mostra os códigos cadastrados no momento.

             As colunas “NCM Exceção” e “NCM EX Exceção” mostra os códigos cadastrados no momento.

             As colunas “Regra Geral” e “Exceção” identificam qual NCM está inválido no sistema exibindo as mensagens de “Erro” ou “Ok”. No caso dos produtos listados nesta figura os erros estão no ‘NCM de regra geral’.

             Após concluída a pesquisa e identificados os erros, é hora de corrigi-los. Abaixo você verá o passo a passo para alterar o NCM do produto no cadastro.

             O próximo passo é acessar o caminho:

             Módulo: Gestão de produtos > Cadastro> Produtos> Gestão e cadastro de produtos

             A tela exibida na figura abaixo será aberta e a pesquisa será feita pelo parâmetro que você anotou na pesquisa de NCM inválido.

Neste exemplo achei o produto pelo Código Interno.

             Após localizar o produto, é só selecionar e clicar no botão “Produtos”, a tela abaixo será exibida.

             Clique no botão “Alterar” e os campos serão disponibilizados para edição.

             Logo abaixo fica o campo de alteração do NCM na aba “Classificação fiscal”. Se você já souber o número correto é só digitar, mas também é possível utilizar o botão de pesquisa, que está circulado na imagem e traz opções de NCM existentes.

             Em caso de pesquisa, a tela abaixo será exibida e permitirá achar o NCM por “Descrição”, “Número” ou “Exceção”, lembrando que em caso de dúvidas quanto a classificação de NCM de algum produto, contate a sua contabilidade.

             Após essa seleção ou a digitação do NCM, é só clicar no botão “Gravar” e as alterações serão salvas.

             Em alguns casos a figura fiscal do NCM correto pode não estar cadastrada no CP-Gestor, portanto, é importante sempre verificar a aba Tributação. Em caso de dúvidas relacionadas ao preenchimento da informação tributária, você pode consultar a sua contabilidade. Em caso de dúvidas na operação do sistema, entre em contato com o nosso suporte.

             Este processo é muito importante para a sua empresa não sofrer questionamentos do Sefaz por inconsistências fiscais sobre o NCM do produto.

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Victor Castro

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