Top

08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Diferentemente de muitas datas comemorativas, o Dia Internacional da Mulher não foi criado pelo comércio. A data é celebrada desde o início do século 20, mas foi oficializada pela ONU somente em 1975. Teve origem com protestos trabalhistas nos Estados Unidos e Europa, onde mulheres reivindicavam seus direitos por condições melhores de trabalho.

O primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Mas foi no dia 8 de março de 1917 que a causa ganharia um forte marco. Um grupo de operárias russas saíram às ruas para um manifesto contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Este movimento deu o pontapé inicial a Revolução Russa. A data foi oficializada pelos soviéticos como celebração da “mulher heróica e trabalhadora”.

É certo que 8 de março é um dia para lembrar das lutas passadas, refletir sobre o momento presente e travar batalhas para o combate da violência contra a mulher, do feminicídio e igualdade social e econômica de gêneros.

ControllerPlus Software