Top

Por que é tão importante o uso de Coletor de Dados na área logística?

A área de logística de qualquer empresa é fundamental para o sucesso da operação, uma vez que grandes investimentos são realizados para abastecer e manter o estoque de produtos para sua comercialização.

O controle desses estoques é imprescindível, pois pretende-se oferecer uma linha ampla de opções ao consumidor final, que a cada dia torna-se mais exigente.

O comprador necessita saber a quantidade de cada item disponível, bem como o giro desses produtos para poder negociar e comprar dos fornecedores quantias corretas.

Como, então, controlar milhares de itens armazenados nos depósitos e outros tantos nas prateleiras das lojas, sem a contribuição da tecnologia? As informações precisam estar disponíveis a qualquer momento, apontando quantidades e valores, já que importantes decisões são tomadas a partir desses dados.

Nesse post vamos apresentar a importância do uso de coletor de dados na área de logística. Leia e confira!

Departamentos que necessitam de informações

Tanto a área de compras, como a de vendas, necessita de informações fidedignas com relação aos estoques para poder cumprir suas obrigações com qualidade.

O comprador necessita saber a quantidade de cada item disponível, bem como o giro desses produtos para poder negociar e comprar dos fornecedores quantias corretas, só assim as mercadorias não faltarão nas prateleiras e também não sobrarão nos depósitos.

Já os vendedores, precisam saber instantaneamente a quantidade de produtos ainda disponíveis para a venda para fecharem bons negócios e não venderem produtos que não existem no estoque.

E não para por aí, uma vez que a contabilidade precisa dos inventários e os setores da área de logística precisam separar e expedir pedidos.

De uma maneira ampla, todos os setores que envolvem o core business do negócio precisam de informações ligadas à área de logística.

O Coletor de dados como ferramenta de apoio

O coletor de dados é um pequeno equipamento que pode ser levado a qualquer ambiente e permite a coleta dos dados.

Faz leituras automáticas através de códigos de barras, RFID ou mesmo de forma manual, sendo uma importante ferramenta para a área de logística.

Diferente do leitor de código de barras, o coletor é um equipamento que funciona de maneira independente sem precisar estar conectado a rede de computadores da empresa.

Ou seja, é um equipamento que faz as leituras e armazena as informações que posteriormente serão disponibilizadas para o sistema de gestão.

Portanto, um coletor de dados pode ser utilizado no descarregamento de um caminhão, quando o produto ainda não foi transferido para o depósito, ou a qualquer momento em que se necessite da contagem de estoques de determinado item.

Imagine as dificuldades existentes na apuração dos estoques sem o auxílio de um equipamento de coleta, onde as contagens precisam ser realizadas por funcionários, com anotações em formulários, para depois serem digitados no sistema?

Agilidade, praticidade e segurança das informações

O coletor de dados permite que os processos de contagem sejam realizados com agilidade, diminuindo tempo e, o que é melhor, de forma segura e prática. Os dados coletados não sofrem a interferência da escrita humana, onde erros acontecem, não precisam ser digitados, onde novamente interpretações de números podem modificar completamente a contagem de um estoque. Dados corretos são fundamentais numa área de logística que promete informações aos outros setores de forma rápida, clara e segura.

O coletor de dados não só é importante na área de logística, como indispensável. A rapidez com que tudo acontece na área de vendas e compras exigem uma retaguarda de qualidade e isso só é possível com ferramentas adequadas.

Fonte: Compex.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Sem comentários

Publicar um comentário